FLOTADOR

Flotador

Flotação por ar dissolvido (FAD) é um equipamento que pode ser utilizado no tratamento de efluentes domésticos e industriais, sendo possível sua instalação para tratamento à nível primário, separação sólido-liquido em substituição a sedimentação e a nível terciário para polimento e remoção de nutrientes do efluente.

O princípio de funcionamento do FAD consiste na remoção de partículas através da adesão de bolhas de ar, promovendo a ascensão do floco até a superfície do equipamento. Na superfície há um sistema de raspador de lodo, que é o responsável pela retirada do lodo da unidade. Para otimizar o processo de tratamento são empregados produtos químicos conhecidos como coagulantes e polímeros, os quais auxiliam no processo de formação e aglomeração dos flocos, o que facilita sua posterior remoção e consequente clarificação do efluente.

O FAD pode ser aplicado principalmente na remoção de sólidos em suspensão, óleos, graxas e algas. O lodo proveniente da flotação possui característica de o que permite reduzir o volume a ser desidratado ou enviado a disposição final. Alguns sistemas com flotação podem ser utilizados como auxiliares na remoção de ferro, manganês e fósforo.

CONHEÇA TAMBÉM